Como conservar sua geladeira!


Não é preciso apontar a importância da geladeira na sua cozinha, certo? Afinal, é ela quem conserva todos os alimentos que consumimos. Porém, nos acostumamos tanto com ela que muitas vezes nos esquecemos de tomar certos cuidados para conservá-la melhor. A limpeza e a organização de uma geladeira contribuem diretamente para o seu bom funcionamento e até mesmo para o seu consumo de energia. Como hoje é bem difícil viver sem uma, veja algumas dicas de cuidados para se ter com a geladeira para fazê-la mais durável e mais conservada.

Conservação
Certifique-se de que o ar esteja circulando da maneira adequada, não deixe a geladeira super lotada nem forre as prateleiras com vidros ou plásticos, pois dificultam a circulação do ar frio. Deixe um espaço mínimo de 20 cm dos lados, acima e no fundo, no caso de instalação entre armários e paredes.

Mantenha limpa as serpentinas; verifique periodicamente a borracha de vedação, que deve estar em bom estado para não escapar o ar frio. Evite abrir e fechar a geladeira muitas vezes. Retire, sempre que possível todos os alimentos que serão utilizados de uma só vez.

Não deixe a geladeira aberta por muito tempo. Mantenha estável a temperatura da geladeira, garantindo a conservação dos alimentos e do equipamento. Altere o termostato somente quando houver mudanças na temperatura externa.

Limpeza 
Limpeza e organização são fundamentais na conservação dos alimentos, assegurando a durabilidade e evitando a contaminação. Limpe as paredes interiores com uma esponja ou pano embebidos em uma mistura de água com bicarbonato de sódio (1 colher de bicarbonato para cada litro d’água). Além de limpar, absorve os odores e deixa um cheiro agradável por até uma semana. 

Não use detergente, pois o cheiro pode passar para a comida. Tenha atenção redobrada com as gavetas, pois são as que mais sujam. Nunca use produtos abrasivos, que estragam o revestimento. Limpe a parte externa com água e sabão de coco. 

Enxágue e passe um pano seco.No caso de sujeira mais pesada, como gordura ou molhos, a limpeza interna deve ser feita com água morna e sabão neutro. Organização  Produtos mais perecíveis, como leite, derivados e frios fatiados nas prateleiras de cima.

Alimentos cozidos devem ser colocados em potes com tampas herméticas para evitar que peguem ou passem cheiro. Mantenha as carnes longe de outros alimentos, em recipientes tampados. Na porta da geladeira guarde geleias, conservas, enlatados e bebidas nos compartimentos próprios. A questão dos ovos é um pouco polêmica. Alguns sanitaristas e biomédicos recomendam que sejam guardados dentro da geladeira onde a temperatura é mais constante. Se colocá-los no compartimento próprio, deixe a ponta virada para baixo.

Armazene as frutas e verduras, previamente higienizadas, na gaveta da geladeira. 

Obs: Opte por modelos frost free e que são mais práticos para limpeza. Outros acessórios aliados na hora de limpar são as prateleiras removíveis, os pés ajustáveis e a porta reversa (que pode abrir para ambos os lados).


Dicas para limpeza e organização do refrigerador


O refrigerador é um dos eletrodomésticos mais utilizados de uma cozinha. 

Por ele passam os ingredientes de praticamente todas as refeições.
Na casa onde vive uma família de 4 pessoas, recomenda-se que a cada 15 dias seja feita a limpeza completa do refrigerador ou minimamente nos ciclos de cada compra, no momento em que o eletrodoméstico será abastecido. Dicas para limpeza e organização do refrigerador. 

1) Esvazie completamente seu refrigerador e o desligue da fonte de energia.  

2) Deixe as portas do refrigerador e freezer abertas para que possa concluir o degelo. 

3) Coloque os alimentos retirados do refrigerador em um recipiente térmico para que conservem a temperatura. 

4) Retire todas as prateleiras, gavetas, suportes para ovos e outras peças removíveis do refrigerador. 

5) Higienize as prateleiras, gavetas e outras peças removíveis. Recomenda-se utilizar detergente neutro, água morna com vinagre e uma bucha macia. Atenção: não aplique água morna nas prateleiras de vidro enquanto elas ainda estiverem geladas para evitar que trinquem ou estilhacem. Enxugue bem após retirar os produtos utilizados na limpeza e reserve esses itens para recolocá-los após a limpeza do refrigerador. 

6) Para o interior do refrigerador, utilize detergente neutro, água morna com vinagre e uma esponja macia. Não utilize produtos químicos ou com odor forte pois eles podem reagir posteriormente com os alimentos e provocar intoxicações. Para remover sujeiras e manchas mais persistentes, opte pela mistura de água morna e bicarbonato. Atenção aos cantos e até mesmo a borracha da porta, que muitas vezes acumula pequenas partículas. 

7) Para a parte externa, independentemente do acabamento de seu refrigerador, não utilize materiais abrasivos. O processo é basicamente o mesmo da parte interna. Primeiramente passe um pano seco para retirar a poeira acumulada. Depois utilize uma esponja macia ou pano, detergente neutro, água morna, vinagre ou bicarbonato para as manchas persistentes. 

8) Após a limpeza do refrigerador, o enxugue bem e recoloque as prateleiras e outras peças removíveis. 

9) Antes de recolocar os alimentos e líquidos no refrigerador ou freezer, verifique com atenção a data de validade e o estado de conservação de todos os itens. Mesmo alimentos refrigerados ou congelados têm um tempo máximo de conservação e prazos de validade que devem ser respeitados. Após esses prazos, eles perdem nutrientes e sofrem alterações em sua composição química e física, podendo inclusive causar danos a saúde caso consumidos. 

Para organizar 

  • Leite e seus derivados, presuntos e outros embutidos devem ser colocados na prateleira superior.
  • Alimentos já preparados devem ser retirados das panelas, guardados em recipientes de vidro ou plástico com tampas e colocados nas prateleiras do meio.
  • Ovos devem ser retirados da embalagem e colocados no recipiente próprio do refrigerador que deve ser colocado na prateleira e não na porta.Recipientes com água e conservas devem ser colocados na porta do refrigerador.
  • Frutas, legumes e verduras devem ser guardados nas prateleiras de baixo ou na gaveta, sempre embalados em sacos plásticos. 
  • Alimentos congelados devem ser guardados na embalagem original Nunca coloque alimentos quentes diretamente no refrigerador ou freezer.


Dicas para tirar odores da geladeira


  • Limpe toda geladeira somente com água e sabão e conserve os alimentos que já foram preparados (arroz, feijão, sobras de comida e etc) em potes fechados.
  • Confira as dicas para tirar o mau cheiro das geladeiras: Para eliminar o cheiro de alimentos em sua geladeira, basta colocar uma xícara de pó de café fresco por algumas horas que o cheiro sumirá.
  • Uma maçã com a sua superfície coberta com cravos-da-índia deixa um cheirinho agradável, além de ser decorativo.
  • Gotas de baunilha em um copo de leite também ajudam eliminar odores da geladeira.
  • Alguns pedaços de pão ajudam no controle da umidade, além de auxiliar na remoção de odores desagradáveis.
  • Para casos mais graves use a seguinte receita: uma solução de 1 litro de água morna e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. 
  • Retire os alimentos da geladeira, deixe descongelar e passe a solução em todas as gavetas, prateleiras, inclusive no congelador. 
  • Depois lave bem na água limpa e deixe a porta de geladeira aberta por cerca de duas horas: o cheiro desaparecerá completamente.
  • Nunca use desinfetante, pois eles podem modificar o sabor dos alimentos durante vários meses.


Ótimas dicas sobre como posicionar os seus eletrodomésticos na cozinha.


Mais do que a estética do ambiente, os eletrodomésticos na sua cozinha deve ser posicionados de modo a garantir ambientes seguros e funcionais!

A primeira dica, muito valiosa, é sobre o piso onde eles serão colocados. 

Não é indicado, instalar os eletrodomésticos sobre carpetes, tapetes e pisos de plástico. Fontes de calor excessivo, como o sol, podem prejudicar os aparelhos e danificar a pintura.  A cozinha é o espaço da casa que mais exige praticidade. Antes de posicionar os eletrodomésticos, faça uma análise de como o fluxo na cozinha acontece. Por exemplo, é comum retirar o alimento da geladeira, transferi-lo até a pia e depois alcançar o fogão.  

Que tal seguir esta ordem, se possível em linha? Colocar estes três eletrodomésticos distantes fará com que sua cozinha não fique nada funcional… 

Fundamental ainda é ressaltar que o refrigerador deve ser instalado no chão e, a parte de trás do equipamento, ficar distante da parede cinco centímetros. O espaço ocupado pela lava-louça pode ser diminuído ao posicioná-la embaixo da pia.  

O micro-ondas é outro eletrodoméstico que merece cuidado. Deixe-o ao alcance dos olhos, sendo assim, possível acompanhar o cozimento dos alimentos. Ele deve estar longe de aparelhos como TV e rádio (para não haver interferências) e geladeira, evitando possíveis choques de calor.  Que tal posicioná-lo em uma torre de aquecimento, em conjunto de equipamentos como os fornos elétricos? 

Essa é uma solução que tem sido bastante aderida nas cozinhas modernas. Para quem for escolher modelos de embutir, precisa estar ciente dos detalhes ao planejar os moveis da cozinha.  Lembre-se de criar nichos sem frestas para que não haja o risco de queimaduras. No caso do posicionamento da coifa, o essencial é atender as proporções e evitar a instalação do aparelho em paredes de dry wall.  

Os fogões de quatro bocas exigem modelos com 60 a 70 cm de largura, já os de cinco ou seis bocas precisam de coifas com 90 cm ou maiores. A altura também deve ser respeitada. O melhor é instalar o eletrodoméstico entre 75 cm e 85 cm de distância dos queimadores. 

E lembre-se: quanto menor o caminho percorrido pelo duto, maior a eficiência de vazão da fumaça.


O que fazer com aquele eletrodoméstico usado


Trocar aquele eletrodoméstico ou eletrônico velho e ultra passado por um novinho é sempre bom, não é? Mas depois de trocar o que fazer com aquela TV ou aquele imenso refrigerador?

Talvez você não saiba, mas é possível doar aquele aparelho que ainda está em funcionamento, sem sair de casa. A entidade  Exército de Salvação, presente em 11 estados, busca sua doação em casa e com horário marcado. Além de ajudar outras pessoas com sua doação, que pode ser também moveis, roupas, você ainda deixe mais livre os espaços da sua casa.

Mesmo aqueles que não puderem ser doados, podem ser reciclados já que contem materiais como plástico, alumínio e outros resíduos. Pense nisso!



Instalação de Eletrodomésticos: Planejamento e Serviço Especializado para Evitar Dores de Cabeça


Quando se planeja uma cozinha, sala de estar, a área da churrasqueira, ou qualquer outro ambiente, não se pode pensar somente na beleza dos materiais utilizados ou só na marca dos eletrodomésticos. Os eletrodomésticos são parte importantíssima desses espaços e não podem ser pensados em último lugar, pois isso pode resultar em muitas “dores de cabeça”.

Muitas pessoas, ao adquirirem cooktops, fogões, coifas, refrigeradores, máquinas de lavar e secadoras, fornos ou fogões de embutir, churrasqueiras, aparelhos de TV etc., pensam nesses produtos apenas em pleno funcionamento, mas têm surpresas desagradáveis ao verificar que deveriam ter planejado previamente os locais para sua instalação ou contratado um serviço especializado. 

Um primeiro e decisivo passo para que você tenha o eletrodoméstico dos seus sonhos em um espaço da sua casa é contratar um arquiteto que projetará as construções levando em conta os espaços para instalação, ventilação, instalações elétricas, do gás, hidráulicas, respeitando as distâncias, alturas corretas das tomadas, além de pensar no conforto e na funcionalidade dos equipamentos. 

No caso de cooktops, por exemplo, para garantir o melhor funcionamento do produto, deve-se levar em conta a circulação de ar no local, respeitar as áreas de ventilação recomendadas pelo fabricante, e também utilizar produtos adequados na fabricação das estruturas em que serão instalados ou ficarão apoiados etc. Ao projetar o móvel ou estrutura para sua instalação, deve-se planejar a rede elétrica e tomar cuidado para que o cabo de energia não entre em contato com as superfícies que transmitam calor. Superfícies inflamáveis (como móveis de madeira e MDF) devem respeitar uma distância recomendada para evitar incêndios.

A instalação de coifas também demanda cuidados. Elas poderão sempre ser instaladas em casas ou apartamentos, com ou sem saída externa. Além do dimensionamento do espaço para sua instalação, deve-se levar em conta as medidas e o número de bocas do fogão e altura do pé direito. Coifas de parede devem ser instaladas numa parede plana, vertical e resistente para suportar o seu peso.  

Já as coifas de ilha devem ser instaladas diretamente na laje e nunca no forro de gesso, ou de madeira, devido ao seu peso. Deve-se pensar em vários detalhes: o caminho a ser percorrido pelo duto, a altura mínima dos queimadores do fogão, para se obter maior eficiência.  

Um técnico especializado possui o conhecimento, treinamento e os equipamentos necessários para fazer a correta instalação e manutenção desses equipamentos, o que certamente resultarão em melhor rendimento, menor risco de acidentes e maior vida útil para seus produtos.




Voltar